segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ergonomia e informática

Ergonomia é a disciplina científica relacionada com as interações entre os seres humanos e os elementos de  um outro sistema. É também uma profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para melhorar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema.
O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar, contribuindo para a otimização do bem-estar e, consequentemente, o aumento da produtividade.


Regras básicas de ergonomia na utilização de um computador

Manter a boa postura ao usar o teclado, usando uma cadeira que tenha suporte para as costas e mantendo os ombros relaxados, com os cotovelos junto ao corpo.

Imagem 1 - Boa postura
Imagem 2 - Utilização correta de um computador

O antebraço deve ficar alinhado num ângulo de 100 a 110 graus com o teclado, de modo a ficar em posição relaxada. Isto requer que o teclado fique numa posição inclinada durante o trabalho.
Os pulsos devem ficar em posição neutra ou reta. Evitar permanecer com os cotovelos sobre a mesa ou os apoios.
Manter os pés apoiados no chão ou num suporte apropriado.

Imagem 3 - Suporte para os pés
Imagem 4 - Posição correta do antebraço

Imagem 5 - Posição correta das mãos


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ergonomia
http://www.significados.com.br/ergonomia/
http://www.areaseg.com/ergonomia/25dicas.html
Google imagens

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual

Após sabermos o significado do conceito de realidade virtual, vamos apresentar alguns dispositivos informáticos utilizados na mesma.


Uma luva virtual e um capacete são dispositivos de interação, semelhantes ao objeto comum, que facilitam o controlo na robótica e nas aplicações de realidade virtual.
 
Imagem 1 - Luvas virtuais

Imagem 2 - Capacete


Joystick é um periférico de vídeo jogos que consiste numa vara vertical na qual os pivôs se aproximam de uma extremidade e transmitem o ângulo a um computador.
 
Imagem 3 - Joystick


A roupa para a realidade virtual é uma indumentária que permite a interação com o mundo virtual.

Imagem 4 - Roupa para realidade virtual


Os óculos são um equipamento de realidade virtual para jogos eletrónicos. Têm um sensor de movimentos, apresentam imagens em 3D e a imagem move-se conforme o usuário mexe a sua cabeça para os lados.
 
Imagem 5 - Óculos


Através destes dispositivos podemos envolver-nos melhor com a realidade virtual.


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Luva_virtual
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joystick
http://pt.wikipedia.org/wiki/Oculus_Rift
Google imagens

Interatividade

Vamos iniciar uma nova unidade sobre interatividade. De seguida, vamos fazer distinção entre interface gráfica, interatividade e realidade virtual.


Interface gráfica é a forma de interação entre o usuário do computador e um programa, por meio de um monitor ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Uma interface gráfica usa uma combinação de tecnologias e dispositivos para fornecer essa interação. Em computadores pessoais, a combinação mais conhecida é o WIMP, que consiste em janelas, ícones, menus e ponteiros. Nesse sistema, utiliza-se um dispositivo de ponteiro como o rato para controlar a posição dum cursor e apresentar a informação organizada em janelas e representada através de ícones.
Imagem 1 - Interface gráfica


A ideia de interatividade está presente em quase tudo que nos rodeia. Facilmente é encontrado um objeto que nos permita interação: a televisão é interativa, os brinquedos são interativos, o aparelho eletrónico é interativo.
O conceito de interatividade é recente, posterior ao conceito de interação, que vem da física, tendo sido incorporado por outros campos do saber. A ideia de interatividade vem ao encontro de uma nova dimensão conversacional da informática, traduzida por uma bidirecionalidade, caracterizando-se pela fusão sujeito-objeto.
Imagem 2 - Interatividade


Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um computador. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma das suas realidades temporais. Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento de presença do usuário.
Os sistemas de realidade virtual diferenciam-se conforme os níveis de imersão e interação com o usuário.
Imagem 3 - Realidade virtual


Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_virtual
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interatividade
http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-artigos/afinal-o-que-e-interatividade  
http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_gr%C3%A1fica_do_utilizador
http://www.explorando.com.br/o-que-e-interface-grafica
Google imagens

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Olá :)

Olá!
Este blog exerce-se no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B e tem como objetivo partilhar os trabalhos realizados ao longo do ano letivo.

Cláudia e Diana