quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Conceitos básicos de multimédia

Vamos iniciar uma nova unidade sobre multimédia. De seguida, vamos apresentar os conceitos básicos de multimédia.


Multimédia refere-se a tecnologias com suporte digital para criar, manipular, armazenar e pesquisar conteúdos. O conceito de multimédia pode ser definido como a utilização de diversificados meios para a divulgação da mensagem.
Imagem 1 - Multimédia


Tipos de media

Existem vários tipos de media que servem de base à criação de sistemas e aplicações multimédia: animações, imagens, vídeos, gráficos, áudio e textos.
Estes podem ser classificados quanto à sua natureza espácio-temporal e quanto à sua origem.


Quanto à sua natureza espácio-temporal:
  • Estáticos
Os medias estáticos agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço.
  • Imagem 2 - Texto
    Texto: Constitui a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos.



  • Imagem 3 - Imagem
    Imagem: As imagens e os gráficos podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou podem ser gerados no computador através da utilização de programas adequados.

  • Dinâmicos
Os medias dinâmicos agrupam elementos de informação dependentes do tempo. Nestes casos, uma alteração no tempo da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmico.
  • Áudio: reprodução eletrónica do som nos formatos analógico ou digital. O formato analógico corresponde ao áudio gravado nas cassetes ou discos de vinil. O formato digital corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores.
    Imagem 4 - Áudio
  • Vídeo: movimento sequencial de um conjunto de imagens, também conhecidas por fotogramas. Tal como o áudio, pode ser representado no formato analógico ou digital. O formato analógico corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica. O formato digital corresponde, por exemplo, ao vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou ao sinal da emissão de um canal de televisão digital.
    Imagem 5 - Vídeo
  • Animação: movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo.
Animação 1


Quanto à sua origem:
  • Medias capturados
Resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras digitais e microfones, e de software específico.
Imagem 6 - Scanner
  • Medias sintetizados
São produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.
Imagem 7 - Medias sintetizados

Modos de divulgação dos conteúdos multimédia

  • Online
Divulgação online significa a  disponibilidade imediata dos conteúdos multimédia. Pode ser efetuada através de: rede local, conjunto de redes (World Wide Web) e monitores ligados a computadores que não estão ligados em rede, cujos dados estão armazenados em disco.
Imagem 8 - Divulgação Online

  • Offline
A divulgação offline de conteúdos multimédia é efetuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo ótico, CD's e DVD's.
Imagem 9 - Divulgação offline


Fontes:
http://multimediaparatotos.blogs.sapo.pt/2136.html
http://pt.slideshare.net/jjmpleal/brotero-conceitos-bsicos-multimdi
http://divulgacaodeconteudos.blogspot.pt/ 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Multim%C3%A9dia
Google imagens

Sem comentários:

Enviar um comentário